segunda-feira, 17 de maio de 2010

"BRASIL UM PAIS PARA POUCOS"

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPOS LARANJEIRAS
Aluno: Robson de Jesus
Disciplina: fundamento da historia do Brasil e Sergipe
Professora: Janaina Mello
BRASIL COLÔNIA

“BRASIL UM PAIS PARA POUCOS”
Talvez essa frase esteja diferente do que você esteja acostumado a ouvir, talvez ela te faça lembra o oposto de um slogan usado pelo nosso governo atual é justamente sobre esse assunto que iremos tratar.

Os condicionamentos da cultura colonial.

SEGUNDO ARNO WEHLING E MARIA JOSÉ C.M.WELING
Durante todo tempo do Brasil colônia a educação e a cultura-englobando a ciência e as artes ficaram concentradas nas mãos da igreja e da elite real.

As normas fixadas pelo Concílio de Trento estabeleciam o claro primado do religioso sobre leigo, este absolvido sobre naquele, como que se alaicidade fosse um pecado pela penitencia e simplesmente tolerado pela religião.As leis que a igreja determinava era muito dura, o Brasil vivia um verdadeiro absolutismo, onde,a obediência a Deus e ao rei era pressuposto indiscutível,a igreja ameaçava sob pena de excomunhão qualquer pessoa que ousasse a se intrometer nos assuntos que vinhece a questionar a religião cristã.
A cultura européia era tida como um padrão a seguir,proibida de possuir imprensa e universidade e com o mínimo de renovação tecnologia na economia:este quadro gerou uma cultura voltada para a simples reprodução e sobretudo livresca,na qual se desprezavam a realidade circundante e a experiência,a favor do que diziam os livros que por sua vez,até fins do século XVIII ligados a posições escolásticas e aristoténcas dissonantes do movimento majoritário cultura européia,que apontava para as ideais de Bacon ,Descartes e Newton .em um saber literário controlado,nas suas manifestações filosóficas,teológicas e estéticas desde século XVI por uma tríplice censura:
a eclesiástica (exercida pelo bispo),e a inquisitorial (controlada pelos dominicanos) e a régia (oficial,mas de forte influência jesuítica).
A criação da Real Mesa Censória pelo marques de Pombal aspirou a colocar nas mãos da burocracia oficial todo o processo.Proibição a imprensa no Brasil colonial prendia-se menos a possibilidade
eclodirem movimentos separatistas(excerto na crise da colonização)do que ao temor da influência estrangeira e da presença de heresias que pudessem atrapalhar o domínio português .
A inexistência de universidades,por outro lado,tem sido explicada como tentativa de Portugal manter uniforme a formação da elite política administrativa e intelectual do país e do império.
De qualquer modo, o ensino ministrado pelos jesuítas sem duvidas o melhor da Colônia, equivalia como a noticia o grau médio. Existiram também cursos de níveis superior de filosofia e de teologia em alguns mosteiros e conventos. Houve inclusive defesas de teses, com atribuição de títulos de doutor. Foram, porém fenômenos isolados e atribuídos a vida das próprias comunidades religiosas.
Em fim, o Brasil saltava do século XVI(Brasil colônia)e transpassava para o século XVIII(Brasil império) .Ou seja, dois século depois as coisa não tiveram muitas mudanças significativas em relação a educação e cultura no Brasil império.

Durante todo império (1822-1889)a cultura englobando as ciências e as artes -continuou uma cultura de elite,isto é feita por poucos e para poucos. É verdade que apareceram os jornais,as tipografias,as editoras de livros,mas poucas pessoas sabiam ler. Surgiram até cursos superiores-medicina no Rio de Janeiro e na Bahia, de direito em São Paulo e Recife, mas poucas escolas existentes não atendiam a maior parte da população por isso, a grande maioria dos brasileiros eram analfabetos e a cultura permaneceu sendo um privilegio dos filhos de fazendeiros e comerciantes ricos.
O Brasil do século atual tem um olhar totalmente diferenciado do Brasil Colônia e do Brasil Império, os governos atuais ver que a educação não é uma questão de luxo, mas sim de necessidade.
É evidente que o ensino no Brasil esta deixando a desejar, mas é bem notório que as universidades deixaram de ser um direito das grandes elites, e estão cada vez mais dando oportunidades as classes mais baixas.

Se D.Pedro e aquelas elites pudessem ver o futuro ,veria que aquele povo que tanto foram privados da ciência, da cultura e da sabedoria , hoje estariam ocupando os mas elevados cargos da sociedade como por exemplo:
Um presidente da república de origem pobre (LULA)ou um juiz (negro)ou mais ainda,um negro comandando a presidência da maior potência mundial,a historia poderia ser diferente.
Com tudo isso o pais vai dando mais um passo para sai do analfabetismo e do subdesenvolvimento (herança da arrogância do domínio português) e dar um grande passo para o futuro que um dia poderemos dizer de fato:
“BRASIL UM PAIS PARA TODOS”


Aluno: Robson de Jesus
Curso: museologia

Museologia? o que é isso?

SE VOCE NÃO SABE AINDA O QUE É SER UM MUSEOLOGO TIRE TODAS AS SUAS DUVIDAS E ESCOLHA ESSA OPÇÃO DE CURSO PARA SUA VIDA ACADEMICA,POIS A MUSEOLOGIA ALEM DE SER UMA NOVIDADE PARA O MEIO ACADEMICO É TAMBEM A AREA QUE QUE MAIS CRESCE NO MERCADO DE TRABALHO.


O que é museu?

Segundo o ibram:
Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.

“os museus é uma instituição que se preocupa em guarda, conserva e fazer uma exposição daquilo que o ser humano tem de mais precioso. como por exemplo: a sua cultura, objetos, marcos de algo que foi muito importante na historia de um povo.”


Definição de Museus

"O museu é uma instituição com personalidade jurídica própria ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:

O QUE É MUSEOLOGIA?

A Museologia é a área do conhecimento que estuda o fenômeno museu e suas relações com o real - a partir das interações entre homem, cultura e natureza, no âmbito dos diferentes sistemas de pensamento. Situada no campo das ciências humanas, faz interface permanente com as demais ciências deste campo, e também com a Filosofia, a História da Arte, as Ciências Naturais e Biológicas e as Ciências Exatas. Divide-se em Museologia Teórica e Museologia Aplicada - esta última, dedicada ao estudo das metodologias e técnicas de investigação, documentação, informação, preservação, conservação, comunicação e administração relativas ao Museu.

” A museologia é a ciência que cuida dos interesses dos museus,como organizar e promover os acervos dos museus.

O que é museografia?
A museografia é o campo do conhecimento responsável pela execução dos projetos museológicos. Através de diferentes recursos – planejamento da disposição de objetos, vitrines ou outros suportes expositivos, legendas e sistemas de iluminação, segurança, conservação e circulação – a museografia torna possível apresentar o acervo, com o objetivo de transmitir, através da linguagem visual e espacial, a proposta de uma exposição.

“museografia é área responsável por todo o processo e montagem da exposição se preocupando com todos os detalhes dos projetos a serem realizados.

O que é identidade?

Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes..

Identidade ainda pode ser uma construção legal, e, portanto traduzida em sinais e documentos, que acompanham o indivíduo.

“identidade são as características exclusiva dos objetos, plantas e de pessoas” Identidade é a igualdade completa.”

O QUE É PATRIMONIO?

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Definição

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte.de pesquisa e preservação cultural.

. “entende-se por patrimônio cultural toda a produção humana de ordem emocional,intelectual,material ou imaterial independente de sua origem época ou aspecto formal que propicie o conhecimento e a consciência do homem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.

O que é cultura?

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Definição

Cultura é conjunto de manifestações artísticas,sócias,lingüística e comportamentais de um povo ou civilização.portanto fazem parte da cultura de um povo,as seguintes atividades e manifestações:musicas,teatro,rituais religiosos,língua falada ou escrita ,dança teatro,abios alimentares etc.

Pesquisa.com

O que é economia?

O termo economia vem do grego oikus(casa)e nomos (costume ou lei)ou Economia é a ciência que estuda a produção,distribuição e o consumo de bens e também gerir,administra:daí regras da casa (lar) administração da casa.

Um dos focos da política cultural sergipana

Por Eloísa Galdino*

Há algo novo na política cultural sergipana, uma forma nova de olhar e tratar a cultura. Não, não deixamos de entendê-la como o conjunto de referências simbólicas que caracterizam as sociedades, formam identidades e influenciam os nossos fazeres nas mais diferentes áreas. Também não deixamos de acreditar e trabalhar pela preservação dos nossos acervos material e imaterial, por nossa memória e por nossa história. Mas resolvemos - de olho no que já acontece internacionalmente - tratar a cultura para além das suas dimensões estética , moral e sociológica; e passamos a trabalhar a cultura também em sua dimensão econômica e produtiva. Em outros termos, incorporamos o conceito de Economia da Cultura às ações da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

O que é musealização?


A musealização é uma das formas de preservar o patrimônio cultural, realizada pelo museu. Constitui a ação, orientada por determinados critérios e valores, de recolher, conservar e difundir objetos como testemunhos do homem e do seu meio. Processo que pressupõe a atribuição de significado aos artefatos, capaz de conferir-lhes um valor documental ou representacional.

‘’é uma forma que temos de conservar nossa memória,e colocar tudo em local que a comunidade possa ter acesso a esse acervo,como forma do cidadão se endentificar com o sua cultura e com os acontecimentos que marcaram a historia da sociedade”.

Fontes bibliográficas:

IFHAN/Minc-outubr0/2005

www.unirio.br/cch/.../museologia/museologia.htm) http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade

Silvana Cançado trindade...caderno de diretrizes museologico(pg 145)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade

Copyght c 2004-2008.sua pesquisa

.( Tiago Dantas alunos oline).

Minas oline>di http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=3&con=368sponível em